sábado, 12 de fevereiro de 2011

coordenação motora fina e grossa:dicas

Para estimular a coordenação motora fina realize as seguintes atividades:

* encaixar: os jogos de encaixe são ótimos pois também estimulam a criatividade e você pode trabalhar também cores e quantidades usando os pinos;
* amassar: use massa de modelar e papéis diversos;
* pintar e desenhar: use materias diversos como lápis de cor, giz de cera, tintas, carvão etc. Deixe suas crianças soltarem a criatividades e ao final da atividade pergunte o que cada um desenhou, desta forma você já aproveita e trabalha a oralidade;
*modelar: utilize massa de modelar e argila;

Coordenação motora grossa: faça atividades que envolvam rolar, correr, pular, andar, engatinhar, subir, descer, escorregar, agachar. O parque é um ótimo recurso para o desenvolvimento dessas atividades.

Sugestões de atividades para coordenação motora...
Atividades na Área de Coordenação
Modelar...

* Modelar com massa e argila formas circulares, esféricas, achatadas nos pólos (como tomate), ovais (como cenoura), cilíndricas (como pau de vasoura), quadrangulares (como tijolo), etc.

Bordar...

* Enfiar macarrão e contas (de plástico e de madeira) em fio de náilon ou cordão. De início, as contas e o macarrão terão orifícios graúdos e o fio será bem grosso e firme. Numa segunda etapa, o material deverá ter orifícios menores e os fios deverão ser mais finos e flexíveis.
* Alinhavar em cartões de cartolina com um fio de ponta dura.

Manchar e traçar...

* Fazer os quatro exercícios seguintes usando iniciamente giz de cera e depois pincel e tinta, lápis de cor e lápis preto:

1. Fazer manchas em folha de papel, livremente.
2. Fazer manchas dentro de figuras grandes.
3. Fazer manchas sobre uma linha.
4. Fazer manchas entre linhas paralelas, de início distantes depois mais próximas.

* Traçar Riscos, fazer pontos e traçar linhas, nos mesmos limites dos quatro exercícios anteriores e usando os mesmos materiais sugeridos para aqueles exercícios.
* Passar andando por dentro de caminhos feitos com cordas estendidas no chão, como pré-requisito para realizar os exercícios que se seguem.
* Com o giz de cera, passar um traço entre duas linhas paralelas. O desenho das paralelas é o oferecido pronto em papel sulfite.
* No papel sulfite entre duas linhas paralelas, traçar várias linhas com o giz de cera, cada uma de uma cor (traço do arco-íris).