terça-feira, 22 de março de 2011

Dia do Meio Ambiente




Quando nos referimos à área ambiental, há muitas informações, valores e procedimentos que são transmitidos à criança pelo que se faz e se diz em casa. Esse conhecimento deverá ser trazido e incluído nos trabalhos da escola, para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos no reconhecimento dos valores que se expressam por meio de comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais. É importante que o professor trabalhe com o objetivo de desenvolver, nos alunos, uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores veiculados pela mídia e daqueles trazidos de casa.

Podemos começar o assunto na rodinha da conversa e fazermos passeios no pátio da escola observando como estamos cuidando do nosso ambiente escolar, se possível é bom sairmos da escola e andarmos nas proximidades, onde os alunos terão a oportunidade de observar os cuidados que estão sendo dispensados ao ambiente. Creio que a partir dessas observações e de levarmos essa discussão para sala em nossos momentos de reflexões com nossos pequenos estaremos contribuindo para uma concientização ecológica, a importância da preservação e estimulando o interesse pela natureza.

* Produzir murais ou cartazes com os desenhos dos alunos é uma ótima idéia. Peça para que eles desenhem os cuidados que devemos ter com o meio ambiente e faça o registro da idéia dele junto ao desenho. Toda criança gosta de ver seus desenhos espalhados pela escola.

**Você pode mudar essa atividade levando o tronco e pintando as manzinhas das crianças com tinta guache como se fossem as folhas da árvore. Sugiro até mais: um tema para seu mural "Dê uma manzinha para preservação do Meio Ambiente, eu já dei a minha..." , escrevendo o nome de cada aluno proximo a sua mão.